MENSAGEM AOS MONITORES

01/03/2010 06:52

 

Mensagem aos Monitores em 2010

 Caro(a) monitor(a),

 Outro ano se inicia, e somos chamados a anunciar com alegria e entusiasmo a Palavra de Jesus Cristo. Agradecemos por abraçar tantos jovens. Saiba que seu trabalho é fundamental para que a chama do Divino Espírito Santo, continue acesa em todos esses corações. Sem você, Jesus seria esquecido, a Igreja passaria a ser uma instituição totalmente em decadência, a humanidade decairia a níveis próprios de ser indigno de chamar-se “humanidade”.

A catequese é o sangue do corpo de Cristo, corpo este que é a Igreja. É o sucesso de Jesus e de seu reino, é o bem para a família e a humanidade, é como o ar que faz a Igreja viver e sobreviver.

Graças a você, adultos e jovens conhecem, amam e seguem a Jesus e seu Evangelho. Catequizar é humanizar, libertar, evangelizar, salvar, santificar. É fazer ressoar a mensagem do Evangelho.

Certamente, vamos enfrentar muitas dificuldades, muitas delas pertinentes a essa geração. Nossos saberes e vivências, muitas vezes não são suficientes para “conquista-los” Afinal, não vivemos só uma época de mudanças, mas uma mudança de época. É nesta hora que o Espírito Santo diz às Igrejas e a seus catequistas para encontrar novos caminhos. Mais do que nunca, a nossa catequese é chamada a transformar a realidade na qual vivemos.

Trata-se de uma verdadeira batalha na “conquista” de tantos jovens. Uma batalha galgada no Amor pelos jovens, pelo que fazemos e por quem o fazemos – Nosso Senhor Jesus Cristo. É a verdadeira pedagogia do Amor.

Como vencer essa batalha? Lembre-se que você, catequista, não é apenas aquele que irá falar aos jovens por 90 minutos semanais, você será catequista deles (e muitas vezes modelo) durante todos os momentos, em qualquer lugar. Você despertará neles grandes expectativas, talvez algumas já até esquecidas. Deve estar consciente que você será, pai e mãe espiritual de seus crismandos. A sala de crisma será um novo útero que gera os cristãos de hoje, graças à ação do Espírito Santo. Seus crismandos são seus filhos, sua nova família.

Vamos orientá-los pelo Amor, pela partilha e pelo exemplo. Assim faremos uma experiência religiosa fascinante e transmitiremos esse fascínio por Jesus e pela igreja na Crisma. Jesus deve ser a fascinação dos crismandos.

Mas antes, para que isso ocorra, essa fascinação deverá brotar primeiro nos monitores. É bem verdade que a fé é uma decisão pessoal, e cada jovem fará sua escolha, mas ela só cresce na convivência com os outros. E é você quem vai liderar essa convivência entre tantos jovens. É você que vai motivá-los e acolhe-los, ou o contrário. Esses jovens vão “ler” seus olhos e vão sentir se realmente aquilo que fala, fazem seus olhos brilharem. Por isso, as experiências de um grupo/turma de crisma de fé e de amor são fundamentais para que eles não abandonem a Igreja, nem Jesus para que o mundo seja melhor.

 

Que o Divino Espírito Santo ilumine nossos caminhos e nossas ações na prática catequética, e um forte abraço

Ana Karla e Maquinelle

Deixe você também a mensagem ao seu monitor. Conheça um pouco mais sobre cada um.

—————

Voltar



Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Reriutaba - CE